top of page
Buscar
  • maskimpact2021

Materiais usados na produção das máscaras que utilizamos no dia a dia

Um dos problemas ambientais mais falados nos últimos tempos são as acumulações de plásticos nos oceanos que colocam em risco a vida marinha e o futuro da qualidade da água no nosso planeta. Por vezes não pensamos nisto, mas o tipo de máscaras que utilizamos no nosso dia a dia tem várias implicações no aumento da poluição e degradação do ambiente.



Por exemplo, as máscaras descartáveis que a maioria de nós utiliza diariamente chamam-se máscaras FFP podendo ser FFP1, FFP2 e FFP3 de acordo com o grau de proteção que garantem ao utilizador. As máscaras FFP mais utilizadas são as FFP1 ou máscaras cirúrgicas (1ª imagem), constituídas essencialmente por três camadas de tecido não tecido e polipropileno - um tipo de termoplásticos conhecidos por resistir a qualquer tipo de ataque químico. As máscaras filtrantes de partículas (FFP2 e FFP3) (2ª e 3ª imagem, respetivamente) são compostas por três camadas de propileno não tecido, filtro de polipropileno e poliéster não tecido.


Podemos então concluir que a maioria destas máscaras é desenvolvida a partir de tecidos não tecidos ou TNT, polipropileno e poliéster já a contar com a sua eliminação após a utilização, devido a não serem reutilizáveis.



Além de não serem reutilizáveis, cada uma destas máscaras necessita de 300 a 400 anos para se degradar completamente uma vez serem constituídas, tal como referido em cima, por materiais essencialmente plásticos.


O Governo português fez uma estimativa e chegou à conclusão de que se considerarmos que todos os alunos entre o 2º ciclo e o ensino superior, optassem por usar máscaras descartáveis em vez de máscaras reutilizáveis, no final do ano lectivo, o conjunto de máscaras utilizadas seria suficiente para ocupar uma área equivalente a sete vezes a área do nosso território nacional, dar 1,6 voltas à terra ou encher 2,5 piscinas olímpicas.

Por este motivo, as escolas decidiram optar por oferecer aos alunos e professores um conjunto de máscaras reutilizáveis no início de cada período de modo a evitar a utilização de máscaras descartáveis.

Um exemplo de máscaras oferecidas pela nossa escola neste ano lectivo foram as máscaras CWA 17553:2020 (máscaras sociais reutilizáveis), que nos foram entregues no início do 3º período. Estas máscaras são feitas a partir de estruturas têxteis simples ou combinadas de não-tecidos, tecidos, ou malhas de fibras sintéticas ou fibras celulósicas. Estas máscaras são fabricadas com vista a poderem ser reutilizadas até 25 vezes, sendo, por isso, materiais laváveis.


Fontes:

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page